O calor que vem se estendendo nos últimos dias é época perfeita para as pulgas começarem a dar o seu “alô”. Mesmo que seu pet não tenha o hábito de sair de casa, pode acontecer aquela coceira suspeita. Contudo, você se pergunta: “mas de onde ela veio?”. Saiba que pode ser do chão, da grama e até das visitas que você recebe em casa.
Pulgas amam o lombo do seu pet, mas nem sempre é ali que elas ficam. Elas se reproduzem e colocam ovos – centenas deles por dia –. Daí o porque da sua presença insistente. Por mais adversas que pareçam as circunstâncias, um e outro ovo acaba encontrando condições para se reproduzir.
É importante ficar atento a locais que recebem raios solares diretos, pouca humidade e calor, como: frestas do parque, carpetes, sofás, caminha e terra seca. São nesses lugares que os ovos costumam se criar. Sendo assim, uma boa higiene pode ajudar a sanar esses problemas. No caso dos cães, você também deve dar banho semanalmente com shampoos adequados.
Ainda que fazer limpeza e dar banho com produtos específicos seja eficiente, a melhor forma de se prevenir é usar agentes anti-pulgas em forma de coleira, medicação ou por meio de pipetas. Contudo, atente-se: os remédios para pulgas e carrapatos podem ser mais nocivos do que imaginamos. Portanto, consulte seu veterinário antes de aplicar qualquer medicamento.
Fonte: Revista Donna