A BOA ALIMENTAÇÃO DOS HAMSTERS

Para uma vida saudável, é importante disponibilizar uma alimentação balanceada aos hamsters. Por isso, a diversidade dos nutrientes em frutas e sementes é fundamental.

Os hamsters são animais de estimação muito populares. Tratam-se de roedores da família dos cricetídeos, originários da Síria, da Ásia Menor e do Cáucaso.

Muitos pais optam por estes pequenos mamíferos como primeiro animal de estimação para seus filhos, principalmente, por serem mais fáceis de criar do que os clássicos gatos e cachorros.

Alimentar um hamster é realmente simples. São animais omnívoros e, portanto, sua alimentação é muito variada. Nas lojas especializadas, podemos encontrar alimento específico para eles, conhecido como ração balanceada. Esta contém sementes de girassol, sementes, milho e uma série de outros componentes secos.

Mas pode-se elaborar a alimentação deles em casa. Para isso, é preciso ter em conta que a base são sementes, cereais e frutas secas. Neste grupo, podemos citar aveia, cevada, trigo, girassol, milho, amendoim, avelãs, passas, nozes, gergelim, linhaça, sorgo, arroz, lentilhas, sementes secas de melancia e melão.

Em menor medida, deve-se incluir na dieta frutas (maçã, banana, pera, pêssego) e verduras (abobrinha, aipo, alface, tomate, pepino) que lhes proporcionarão vitaminas. Você terá de lavá-las bem para eliminar restos de pesticidas. Para as proteínas de que precisam, pode-se recorrer a pedacinhos de salsicha ou de carne de frango.

Se for lhe dar um alimento novo, deve ser feito pouco a pouco, para que ele vá se acostumando e para não prejudicar sua digestão.

Entre os alimentos que podemos evitar, estão as frutas cítricas, alhos, cebolas, os que tiverem açúcar, sal ou gordura em excesso e os que contiverem especiarias.

Fonte: Animais Umcomo