A Terapia Assistida por Animais, ou TAA, tem ganhado cada vez mais reconhecimento como prática de auxílio a diversos tratamentos. Alguns estudos comprovam que o método pode apresentar resultados melhores em tratamentos de pessoas hospitalizadas, acamadas, crianças, idosos e indivíduos com doenças psiquiátricas.
Hoje no Brasil existem muitas instituições que promovem a TAA, mas apesar de ser algo sendo mais explorado atualmente, alguns fatos históricos demonstram que a terapia com animais já era praticada desde XVI na Grécia Antiga, onde utilizavam cavalos para curar a saúde física e mental.
Freud também estudava o potencial da cura pelos animais, pois tinha sempre seu cão ao lado em suas sessões de terapia, para avaliar seus pacientes, ele acreditava que os cachorros possuem a capacidade de sentir o emocional e compreender o caráter das pessoas.
Ainda que seja mais comum ter cães e gatos na TAA, para auxiliar no tratamento, a terapia pode ter a companhia de qualquer animal, desde que o mesmo tenha sido educado e não apresente riscos ao paciente. A ajuda dos pets é tão importante, que os mesmos até recebem o cargo de “co-terapeutas”.
Pode-se notar que o contato com os pets, mesmo que seja por somente 15 minutos, diminui a ansiedade, normaliza a pressão e frequência cardíaca. Também ajuda pacientes a melhorar a socialização, memória, autoestima e se sentirem motivados ao tratamento.
Ficou interessado na Terapia Assistida por Animais? Procure na sua cidade ONGs e instituições que praticam a TAA.