Quem tem um bichinho em casa sabe do bem que eles podem fazer, especialmente diante do momento de isolamento social pelo qual passamos. Para além disso, diversos estudos ao redor do mundo comprovam que os animais de estimação podem também ajudar pessoas com depressão, ansiedade, quadros de estresse pós-traumático e no tratamento de várias outras doenças.
A pet terapia, ou zooterapia, é uma linha terapêutica feita no Brasil desde a década de 1960, quando a psiquiatra Nise da Silveira começou a usar um gato e um cachorro em suas sessões. Observando a interação dos pacientes com os animais, ela percebeu que eles ficavam mais calmos.
Essa linha pode ajudar tanto os problemas emocionais e psicológicos quanto os físicos. Os especialistas explicam que, quando em contato com os bichos, o ser humano ativa o sistema límbico, responsável pelas emoções mais instintivas. Ocorre assim a liberação das endorfinas, gerando a sensação de tranquilidade, bem-estar e melhora da autoestima.
Depressão, ansiedade e outros problemas psiquiátricos
O contato com animais é muito indicado como terapia complementar no tratamento de distúrbios psiquiátricos como: esquizofrenia, desordens de personalidade, ansiedade e depressão. Esses pacientes apresentam melhora nas estratégias de lidar com pessoas e situações e conseguem também evoluir na sua criação de vínculos. A convivência com os cavalos faz com que as pessoas desenvolvam, além de um carinho grande pelo animal, a confiança por conseguirem dominá-los.
Para grupos que normalmente sofrem mais com a solidão, como os idosos e a comunidade LGBTQIA +, é comprovado que ter animais de estimação diminui a incidência de depressão. Os pacientes com HIV também se beneficiam com a companhia dos bichinhos, como demonstrou um estudo desenvolvido pela psicóloga americana Judith Siegel, da Universidade da Califórnia: os casos de depressão entre os infectados foram duas vezes mais numerosos nos que viviam sós.
Problemas cardíacos
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, sob a coordenação da cardiologista Karen Allen da Universidade do Estado de Nova York, revelou que o contato com os animais de estimação faz bem para o coração. O trabalho consistia em dividir um grupo de 48 pessoas hipertensas e com problemas de estresse em dois e dar para um deles cães e gatos. Resultado: o grupo com animais apresentou taxa normal de pressão e estresse reduzido.
Luto
O biólogo inglês Rupert Sheldrake, doutor em bioquímica por Harvard e autor do livro “Os cães sabem quando seus donos estão chegando”, se dedicou a estudar o consolo que os animais podem dar ao homem em momentos de luto. Ele constatou que os cães interagem com os pacientes dando carinho e atenção, aumentando a autoestima e proporcionando uma melhor superação a perda de um ente querido.
Você já conhecia tudo o que um animalzinho pode fazer por você? Que tal compartilhar esse conteúdo com alguém que precisa?
Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/
https://www.planoscremapet.com.br/category/_blog/
https://www.facebook.com/cremapetrscortel
https://www.instagram.com/cremapetrs/