O Dia Nacional dos Animais, comemorado no dia 14 de março, é uma data para conscientizar as pessoas sobre a proteção e preservação de todos animais, sejam domésticos ou selvagens. Portanto, como forma de levar mais informações sobre a causa dos animais de rua, a Cremapet realizou sua primeira Live do Bem.
A transmissão ao vivo, feita pela Lúcia, protetora da Cão da Guarda, e Mari, veterinária e guardiã do Toquinho, teve o intuito de trazer à tona questões como: adoção, resgates, adaptação de animais e mais! Além disso, a Cremapet se responsabilizou pela doação de 500kg de ração para a ONG caso a live atingisse mais de 300 views simultâneos.
Então, quer saber mais do que rolou? Continue a leitura!
Como foi a transmissão ao vivo?
Muitos tópicos foram discutidos durante a live de quase 1h, as pessoas estavam engajadas no assunto e interagiram bastante com as participantes. Confira alguns pontos principais:
Adoção: de acordo com as especialistas convidadas, o primeiro passo é a pessoa estar de coração aberto para receber um animal na sua casa. Independente de tamanho, cor, aparência ou deficiência, o que mais importa é o seu estilo de vida e o comportamento do animal. Por vezes, desejamos um animal pequeno por causa de espaço, mas este pode ser muito mais agitado que um cão porte G.
Resgate: todos podemos fazer a nossa parte! O importante sempre ao resgatar um animal é levá-lo para uma clínica veterinária, lá o médico poderá passar para vocês todos os cuidados necessários para cuidar da saúde do seu pet. Os primeiros cuidados são os remédios para pulgas e parasitas, vermífugos e vacinação.
Adaptação: neste momento é preciso muita paciência e amor. Caso os animais sejam filhotes, eles necessitam de muito treinamento e adestramento, além disso eles tem muita energia para gastar e dentes novos para morder tudo que há pela frente. Animais adultos já são mais calmos, mas igualmente precisam se adaptar às regras da casa.
Maus tratos: há muitas ações que configuram tal ação, que são prevista com punição pela lei, como: não ter local adequado e protegido, deixar sem comida e água, acorrentado, etc. Neste casos, é possível retirar a guarda dos tutores e resgatas os animais, se precisar de ajuda pode ligar para a polícia no número 156 para fazer denúncia.
E o recorde para a doação de ração, foi batido?
Sim! No meio da live já tínhamos atingidos a meta que propomos para a ação. Neste momento, a protetora Lúcia ficou muito emocionada. De acordo com ela, a pandemia tem sido um período muito difícil. O número de resgate e adoções diminuíram muito, devido a falta de feiras e recursos.
Além disso, devido a crise econômica é muito difícil conseguir doações como esta. E por isso mesmo que, reconhecendo o trabalho feito pela ONG e o momento atual que vivemos, a Cremapet propôs esta ação solidária abraçada pelas instituições participantes.
A entrega das rações foi feita no dia 25/03/2021, e tudo foi possível graças à nossa parceira com a Agropecuária Moinhos da Vila Nova, que vendeu as rações a preço de custo. Agradecemos também a cada um que se fez presente nesta ação, seja ajudando na visibilidade, enviando perguntas durante a live ou divulgando para todos os amantes de animais!
Se você quiser conferir a live na íntegra, acesse o Instagram da Crempaet (@creampetrs) para assistir em nosso IGTV.