CAUSA ANIMAL: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM AMIGO!

Na última semana, comemoramos o Dia Nacional dos Animais com uma live do bem que, além de arrecadar ração para uma instituição de proteção aos animais, foi um espaço para debater sobre a causa animal, adoção, resgate e muito mais. Neste espaço que criamos, muitas pessoas se juntaram para tirar dúvidas e levantar questões acerca do assunto.

Atualmente, nas ONGs e na rua, há milhares de animais esperando a chance de ter um lar. E refletindo sobre a importância do assunto, resolvemos falar tudo sobre o assunto para te ajudar no momento da decisão de adotar um novo amigo.

Você está no momento certo para adotar?

Adotar um animal é um ato lindo, mas que requer muita responsabilidade e dedicação. É preciso avaliar muito bem seu estilo de vida antes de tomar a decisão de encontrar um novo amigo. Afinal, cachorros requerem atenção, passeios, idas ao veterinário, adestramento e paciência.

Além disso, outro ponto a se levar em conta é a sua vida financeira. Você estará se tornando responsável por uma vida, ou seja, é preciso proporcionar o mínimo para que o cachorro viva bem. É preciso uma dieta equilibrada, um espaço apropriado, acessórios, remédios contra parasitas e visitas anuais ao veterinário.

Que animal adotar?

Muitos sonham com o filhote fofo e pequeno, mas na realidade eles dão muito trabalho e requerem atenção redobrada. Eles possuem muita energia, ainda não estão adestrados e sua personalidade ainda não está formada. É preciso ter paciência para ensinar este novo ser a seguir as regras da casa, e aceitar que no meio do caminho você irá perder alguns objetos pessoais. E caso você não queira passar por todo esse trabalho, que tal abrir espaço para um cão adulto que já é muito mais calmo?

Além disso, outra coisa que as pessoas devem se conscientizar é em relação ao porte do cachorro. Não é porque ele é tamanho P que irá se acostumar a vida de apartamento, as vezes estes animais possuem tanta energia que precisam constantemente de exercícios e passeios. Ou seja, neste momento você deve muito mais se atentar para a personalidade do cachorro do que seu tamanho.

Onde e como adotar?

Este passo é muito fácil, tem muitas instituições hoje que trabalham arduamente para retirar os animais da rua. Eles tratam as feridas, infestações de parasitas e vermes, proporcionam as vacinas e castração. Nestes lugares, há diversos animais prontos a espera de um lar, basta você entrar em contato.

Mas fique atento, como é um ato responsável é preciso muitas vezes provar que você tem condições financeiras e um lugar apropriado para criar esta nova vida. Então, não fique surpreso com a quantidade de questionários e perguntas que você precisará responder.

Adaptação na nova vida

Pronto, você finalmente conseguiu achar seu companheiro ideal e o levou para casa? Agora, é preciso passar pela fase de adaptação do animal.

É o momento de acostuma-lo às regras da casa, seja adulto ou filhote, é preciso ensinar a respeitar os comandos, o lugar certo de fazer xixi, passear de coleira e muito mais.

Além disso, muitos deles podem ter vindo de situações de mau tratos e terem certo traumas e medos, por isso pode levar um tempo até você conseguir a confiança do seu novo amigo. Porém, com muito carinho, atenção e cuidado vocês vão criar um vínculo inquebrável.

O importante é saber que no final você terá um companheiro para a vida inteira, o amor oferecido pelos animais adotados é algo nunca visto. Pelo olhar reconhecemos toda a gratidão que eles tem por nós!

E se você não puder adotar neste momento, que tal ajudar uma instituição? Há diversas formas de colaborar com o trabalho árduo dessas pessoas, seja com doações em dinheiro ou com ração, remédios, castração e muito mais! Todos podemos fazer a nossa parte para transformar a vida desses animais.