Que animais de estimação são benéficos para a saúde humana nós já sabemos. Porém, você tem conhecimento que animais podem ser uma forma de terapia para pessoas com transtornos mentais, como depressão ou ansiedade, por ajudar a diminuir os sintomas?
Conhecidos como animais de assistência emocional, ou animal de apoio emocional, estes cães, gatos e até cavalos são indicados por psiquiatras para combater questões psicológicas de seus tutores.
Mas afinal, o que é um animal de apoio?
Esses animais estimulam seus tutores, geram felicidade e diminuem o estresse causado pelos transtornos. Uma pessoa responsável por um animal tem muitas responsabilidades, o que ajuda a pessoa com depressão, por exemplo, a se movimentar e ter tarefas a cumprir no seu dia a dia. O que dá a elas um propósito para levantar da cama pela manhã.
Afinal, você sabia que um simples carinho que você faz em um animal pode ativar os neurotransmissores e conectá-los à sensação de bem-estar, diminuindo a pressão arterial, a frequência cardíaca e aumentando os níveis de serotonina?
Animal de Serviço VS Animal de Assistência Emocional
Diferente dos animais de apoio, os animais de serviço são treinados para prestar auxílio na rotina de pessoas com algum tipo de deficiência física. Para este tipo de serviço são utilizados cães de raça, como labrador ou pastor alemão, pela facilidade de aprendizado e obediência.
Já os animais de suporte não precisam de um treinamento específico, uma vez que não estão ali para prestar algum tipo de ajuda, mas sim para oferecer conforto e acolhimento para seus tutores.
Para que tipo de pessoas são indicados?
Os animais de suporte podem ser utilizados em caso de:
Depressão;
Ansiedade;
Estresse pós-traumático;
Transtorno do Espectro do Autismo.
Como ter um animal de suporte emocional?
Qualquer tipo de pet pode fazer bem ao seu tutor, não importa a espécie ou a raça. O importante nesta questão é o vínculo que irá ser criado entre animal e tutor, como este amor irá proporcionar algum alívio aos sintomas psiquiátricos. Portanto, o único quesito neste sentindo é a necessidade do animal de apoio, que poderá ser determinado por um médico psiquiatra.
Assim, se você passa por algum tipo de dificuldade e acha que um animal pode lhe oferecer o suporte emocional que você precisa, converse com seu médico e informe-se. Lembrando sempre que a adoção de um animal é uma grande responsabilidade e deve ser tomada com cautela.
E você, já passou por alguma situação em que seu animal foi seu suporte? Deixa aqui nos comentários!