TRÊS ERROS QUE DONOS COMETEM NA HORA DE EDUCAR SEUS CACHORROS

Mais do que melhores amigos, muita gente considera seus cachorrinhos como filhos. E filho precisa ser educado da forma correta, certo? Assim como na educação de crianças, também é comum errar na hora de ensinar os pets, o que pode atrapalhar no bom desenvolvimento deles. Para te ajudar a instruir bons comportamentos ao seu cãozinho, trouxemos os erros mais comuns que os donos cometem e o que fazer para corrigi-los. Confira:

Esfregar o focinho no xixi ou cocô 

Essa é uma técnica do adestramento tradicional que até pode funcionar com alguns cães de temperamento forte. No entanto, há chances de que seu pet fique com medo e, da próxima vez, faça as necessidades no mesmo lugar, só que escondido. Outra possibilidade é de que o cachorro entenda a bronca como uma maneira de atenção. Imagine: “quando eu faço no local certo, ninguém me dá bola, mas quando faço nesse lugar errado, tenho atenção.” E é aí que ele não vai parar mesmo. 

Em vez disso: 

Ignore completamente o erro. Não olhe, não fale e não limpe na frente do pet. Para limpar, deixe ele em outro cômodo. Além disso, quando ele fizer no lugar correto, sempre ofereça uma recompensa, como petisco, brinquedo ou carinho.

Se você acabou de adotar um cachorrinho, libere a casa aos poucos. Mantenha ele em apenas um cômodo e cubra 80% do local com jornal. Assim, ele vai se acostumar a fazer xixi e cocô no lugar certo.

Caso você não queira deixar ele em um único ambiente, a dica é ficar atento aos horários em que ele está mais propenso a fazer as necessidades: provavelmente, de 15 a 30 minutos após as refeições. Então, próximo desses horários, você deixa o pet no cômodo forrado com folhas de jornal.

Saiba mais

>> Responsabilidade de ter um pet

>> Cuidados com o peso do seu pet

Deixar ele puxar a coleira durante o passeio 

Quando você permite essa situação, é como se tivesse ensinando que é puxando que o pet poderá chegar até a árvore ou até outro cachorro, por exemplo. É comum que o cão faça associações, ou seja: “se eu puxar o dono, consigo ir até onde quero.”

 

Em vez disso: 

Comece a andar com a guia frouxa para que ele entenda que, com a coleira esticada, não conseguirá o que quer. Se começar a puxar para chegar a alguma árvore, por exemplo, você deve parar até a coleira ficar frouxa de novo e só então caminhar até a árvore. Repita o processo se ele começar e puxar novamente. Isso ajuda o pet a entender que não é preciso ficar puxando para chegar onde ele quer. Quando o cão passear da forma certa, você pode oferecer recompensa. 

Outra dica é andar em zigue-zague, assim, ele presta atenção em você e na direção que você está indo. Vale ressaltar que é preciso cuidar para fazer esses procedimentos sem força e não machucar seu cachorrinho. 

Ensinar que é certo ficar inseguro com chuva, banho ou veterinário

Muitos cães têm pavor de fogos de artifício, trovões ou até mesmo do barulho da chuva. Nesses momentos é errado você pegar ele no colo ou colocar ele na sua cama, por exemplo, porque fica com pena. Atos assim vão reforçar o medo do seu pet e ele irá associar esses barulhos com a necessidade de ter a sua proteção.

O mesmo vale para banho ou consulta com o veterinário. Ficar muito perto, segurando e cercando, gera muita ansiedade no cachorro e pode fazer com que ele até fique traumatizado.

Em vez disso: 

Mantenha uma postura de tranquilidade, como se nada estivesse acontecendo. Você pode brincar com o pet ou dar comidinhas para que ele não foque no barulho de chuva, trovões ou fogos de artifício. Também vale antecipar nessas situações, quando o tempo fechar, já vá brincando com ele para distrair. Outra dica é usar vídeos na internet com sons de trovões ou fogos para acostumá-lo. Coloque em volume baixo e vá aumentando aos poucos.

 

Quando o assunto é veterinário e banho, a dica também é a preparação. Passe uma escova no pet, ligue o secador para ele se acostumar com o barulho e até mesmo leve ele ao pet shop, mesmo nos dias em que não sejam de banho, para que assim ele possa se ambientar com o local.